Sistemas de Abastecimento de Água

Caracterização dos Sistemas
Origens

A água de abastecimento público no concelho de Tavira é fornecida em 99% pela empresa Águas do Algarve, S.A..

A água, captada nas barragens de Beliche e Odeleite, é submetida a um processo de tratamento adequado, na ETA de Tavira, e posteriormente fornecida aos nossos reservatórios de Perogil, Cruz do Areal, Zona Industrial, Santo Estevão, Malhão, Fonte do Bispo e Cumeada e à Estação Elevatória de Corte António Martins. A partir desses pontos a Taviraverde assume a responsabilidade pela sua distribuição até ao consumidor final.

Nos locais onde a maior distância ou isolamento não permitem a ligação a estes sistemas de abastecimento, são as captações subterrâneas que garantem o fornecimento, após tratamento adequado de forma a garantir o cumprimento de todos os requisitos legais de qualidade da água.

Zonas de Abastecimento
Zonas de Abastecimento

O sistema de abastecimento do Concelho é constituído por 6 Zonas de Abastecimento (ZA), que se caracterizam por ter origens de água distintas:

  • ZA1 – Pontos de Entrega das Águas do Algarve – origem: água superficial tratada na ETA de Tavira – abastece os reservatórios do Perogil, Cumeada, Santo Estêvão, Malhão, Fonte do Bispo, Cruz do Areal e Zona Industrial.
    Serve a quase totalidade do concelho: freguesia de Tavira, freguesia de Santa Luzia, freguesia da Luz de Tavira/Santo Estevão, Conceição/Cabanas (desde o Almargem até ao Carapeto), Fonte do Bispo (desde Julião até Morenos), Santa Catarina (até Barrocais, Porto Carvalhoso, Espartosa e Bengado) e Santa Margarida/Zona Industrial.
  • ZA2 – Ponto de Entrega das Águas de VRSA (PE Corte António Martins) – origem: água superficial tratada na ETA de Tavira – abastece os lugares de Corte António Martins, Carrapateira, Faz-fato, Nora, Várzea, Casas de Baixo e Estorninhos (freguesia da Conceição).
  • ZA4 – Reservatório de Cachopo – origem: água subterrânea tratada - serve a localidade de Cachopo e o lugar de Currais.
  • ZA8 – Reservatório da Feiteira – origem: água subterrânea tratada - serve o lugar da Feiteira (freguesia de Cachopo).
  • ZA9 – Reservatório da Mealha – origem: água subterrânea tratada - serve o lugar da Mealha (freguesia de Cachopo).
  • ZA12 – Reservatório de Relvais – origem: água subterrânea tratada - serve o lugar de Relvais (freguesia de Cachopo).