Resíduos Urbanos

Gestão de RU Indiferenciados e RU Volumosos

Sistemas de recolha

O sistema de recolha de resíduos urbanos indiferenciados (RUi) adotado no concelho de Tavira, é o sistema de deposição coletiva por proximidade e abrange toda a área do concelho onde é possível a passagem das viaturas pesadas de recolha. Isto significa que, em meio urbano, toda a população se encontra servida pelo sistema, mas, em meio rural, apenas os aglomerados habitacionais e habitações dispersas que se localizam junto a estradas e caminhos principais têm contentores disponíveis a menos de 200 metros; as restantes habitações dispersas que distam mais de 200m dos contentores existentes, podem ainda assim, usufruir do sistema de forma totalmente gratuita.

Disponibilizamos ainda um serviço especial de recolha porta-a-porta de resíduos urbanos volumosos (RUv - Monos, Monstros, Verdes e REEE – Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos), mediante um pedido prévio para marcação do serviço – para mais informações, consultar a página de Serviços. Este serviço é disponibilizado à população em geral, em todas as freguesias do Concelho, sendo gratuito* para todos os clientes domésticos. (* ver condições no Tarifário em vigor)

 

Veja aqui como se gere os resíduos urbanos no Concelho de Tavira:

 

Contentores

Disponibilizamos contentores coletivos para colocação de resíduos urbanos indiferenciados (RUi), distribuídos por todo o concelho de Tavira.

Existem 2 tipos de contentores coletivos: de superfície (com capacidades que variam entre os 800L e os 1100L) e subterrâneos (de 800L, 1100L e 3000L). 

Efetuamos ainda a lavagem, desinfeção e manutenção desses contentores e envolventes, de forma a manter o sistema de deposição devidamente higienizado. A eficácia desta atividade está, no entanto, condicionada pela utilização adequada dos contentores por parte da população, sendo imprescindível que se cumpram 2 regras fundamentais:

  • acondicionamento dos resíduos em sacos bem fechados, sendo expressamente proibida a colocação de resíduos a granel dentro dos contentores;
  • deposição dos resíduos no contentor preferencialmente entre as 20h e as 23h, de forma a diminuir o tempo de permanência no contentor e a exposição a temperaturas elevadas (o que acelera o processo de decomposição dos resíduos e, consequentemente, pode produzir maus cheiros).

Para os contentores subterrâneos, foram criadas as Ilhas Ecológicas, onde os associamos a ecopontos de igual capacidade, com um incremento substancial de capacidade de deposição em todas as fileiras de resíduos, o que representa uma melhoria na qualidade do serviço prestado ao cliente. Nestas ilhas ecológicas, são disponibilizados em simultâneo com os contentores para indiferenciados, contentores para papel/cartão, vidro, plástico/metal e pilhas, sendo que a Taviraverde é responsável pela gestão da fileira de indiferenciados e a Algar pela gestão das fileiras de recicláveis.

 

Caracterização do sistema de gestão de RU

Circuitos:

  • 6 circuitos de recolha indiferenciada
  • 3 circuitos de recolha de resíduos volumosos (monos, verdes e REEE)
  • 1 circuito de recolha porta-a-porta de recicláveis no setor de comércio e serviços

Contentores:

  • 1374 contentores de superfície de 800L
  • 161 contentores de superfície de 1100L
  • 179 contentores subterrâneos de 3000L
  • 35 contentores subterrâneos de 1100L
  • 9 contentores subterrâneos de 800L

Viaturas:

  • 9 viaturas afetas à recolha indiferenciada
  • 4 viaturas afetas à recolha de volumosos
  • 1 viatura afeta à recolha porta-a-porta de recicláveis ao comércio
  • 1 viatura para substituição de contentores
  • 1 viatura de lavagem de marcos
  • 1 viatura para lavagem de abrigos de contentores
Novos marcos de deposição de resíduos indiferenciados
Recolha porta-a-porta de recicláveis

A Taviraverde dedica um serviço exclusivo, junto do pequeno comércio, restauração e serviços, para recolha porta a porta de resíduos de embalagem (papel/cartão e plástico/metal), totalmente gratuito! São definidas as periodicidades de recolha junto de cada estabelecimento comercial e, nos dias e horas acordados, a equipa do Porta-a-Porta vai levantar os resíduos devidamente ensacados (divididos por cores - sacos entregues pela Taviraverde).

Este serviço resulta de um protocolo celebrado com a ALGAR (responsável por este fluxo de resíduos), para que a Taviraverde efetue esta recolha na área do concelho, em substituição do serviço Ambilinha que existe para a restante região algarvia.

Trata-se de uma parceria piloto, cujos resultados têm sido excelentes quer para o setor de comércio e serviços, que não fica dependente da existência de sistemas de deposição seletiva nas proximidades, quer para os utentes do setor doméstico, que vêm a capacidade de deposição seletiva aumentada para a sua área de residência.

Para efetuar a adesão ao serviço de recolha Porta-a-Porta de recicláveis, consultar a página de Serviços.

Serviço de recolha porta a porta de recicláveis