Campanha de desinfestação

Desbaratização e desratização nos coletores de águas residuais e pluviais

A Taviraverde desenvolve, de forma regular e calendarizada (usualmente em cada trimestre), o controlo de pragas na rede de coletores de águas residuais e da rede de pluviais, em zonas previamente determinadas e distribuídas no espaço, por forma a ser representativa de todo o concelho. Também atuamos pontualmente, em caso de suspeita de infestação. 

Estas campanhas incluem a eliminação de baratas e ratos, sendo feita previamente a análise do grau de infestação e posteriormente, a aplicação de produtos adequados e autorizados, de forma a salvaguardar a saúde pública o o bem-estar animal. 

Os produtos utilizados nas campanhas são todos do grupo piretróides sintéticos (cujas matérias ativas são a Permetrina e Alfaicpermetrina), não sendo autorizados quaisquer inseticidas organofosforados pelo seu grau de toxicidade elevado. Asseguramos sempre o cumprimento escrupuloso da legislação sobre esta matéria.

Preventivamente, no caso dos ratos, podem ainda ser colocadas armadilhas, caixas especialmente desenvolvidas para o efeito, onde é colocado o isco rodenticida e que permite uma rápida monitorização dos resultados da intervenção.

A Taviraverde esclarece o porquê das baratas saírem dos coletores domésticos e grelhas das águas pluviais, após a pulverização:

  • Aquando das pulverizações nos coletores com tampas de encaixe, as baratas podem sair pelos buracos existentes nas mesmas ou pelas grelhas das águas pluviais, isto porque o inseticida atua ao nível do sistema nervoso das baratas, causando excitação nos insetos que por este motivo procuram a fuga. A sua morte acontece 3 a 6 minutos após o contacto com o inseticida.
  • Por este motivo, nas zonas de restauração, edifícios públicos e outros com grande movimentação de pessoas, optamos por executar a desbaratização antes do horário laboral.
  • Desta forma, é natural que ao passarem pelos locais desinfestados, se possam confrontar com a visão de baratas a "passear" pelas ruas e/ou tentando subir pelas paredes.
  • Para minimizar este problema, o prestador de serviços para esta área reforça a informação através de colocação de placas avisadoras das zonas desinfestadas, à entrada da Cidade e nas Freguesias.

 

Devido às altas temperaturas nos meses de verão, há maior probabilidade destas pragas saírem dos seus locais de nidificação, procurando temperaturas mais adequadas, pelo que reforçamos estas campanhas neste período.

Para uma maior eficácia destas ações, solicita-se aos proprietários de edifícios e estabelecimentos comerciais que realizem, também, ações de desinfestação nas caixas de visitas dos coletores dos prédios.

 

Campanhas agendadas

Informamos que iremos dar início a uma campanha de controlo de pragas urbanas, entre os dias 25 de janeiro a 16 de fevereiro de 2024, serviço a cargo da empresa Pragalgarve Desinfestações Lda.

As ações de desratização e desbaratização incidirão principalmente sobre a rede de coletores públicos, caixas de visita e caixas de ramal domiciliários de saneamento.

A Taviraverde apenas intervém nas áreas públicas. No entanto, consoante o grau de infestação, pode surgir pontualmente a necessidade de tratar também redes de drenagem prediais e espaços privados, para garantir uma melhor eficácia dos tratamentos em todo o sistema de drenagem. Desta forma, sugerimos que os proprietários de espaços comerciais, moradias e responsáveis por empresas de condomínios, coordenem a desinfestação dos seus respetivos imóveis para os mesmos períodos, simultaneamente com a ação realizada.

𝐃𝐚𝐭𝐚𝐬:

25 a 31 de janeiro

Conceição e Cabanas de Tavira

27 de janeiro e 3 de fevereiro

Luz de Tavira e Santo Estevão

01 a 15 de fevereiro

Tavira

10 de fevereiro

Santa Luzia

3 de fevereiro

Santa Catarina

16 de fevereiro

Cachopo

imagem zona

𝐃𝐞𝐬𝐛𝐚𝐫𝐚𝐭𝐢𝐳𝐚çã𝐨 + 𝐃𝐞𝐬𝐫𝐚𝐭𝐢𝐳𝐚çã𝐨

2024

2023

2022

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2010

2009