Áreas de atuação

Áreas de atuação
Abastecimento de água

No âmbito das suas atribuições, a Taviraverde é responsável pelas atividades de ampliação, renovação e exploração do Sistema Municipal de Águas de Abastecimento do Concelho de Tavira.

O sistema apresenta uma capacidade global de 14.139 m3 de água, proveniente de duas origens diferentes: adquirida às Águas do Algarve (cerca de 99%) e captações próprias (1%).

Em termos de dimensionamento, engloba:

  • 432 km de condutas
  • 27 reservatórios
  • 2 estações elevatórias em instalações de tratamento
  • 8 estações elevatórias em reservatórios
  • 14 estações elevatórias na rede
  • 23.800 clientes (dados de 31 dez 2021)
Áreas de atuação
Qualidade da água

O fornecimento de água para consumo humano de qualidade incontestável tem sido sempre uma prioridade nossa. O controlo analítico apertado, muito além das exigências legais e a constante antecipação a potenciais problemas, permite-nos assegurar a qualidade da água que fornecemos, a qual a Entidade Reguladora ERSAR distinguiu com o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano.

A grande maioria da água que abastece o concelho de Tavira (cerca de 99%) é produzida pela entidade em alta, Águas do Algarve, a qual possui a Certificação em Segurança Alimentar e Certificação do Produto Água para Consumo Humano, ambas com requisitos e exigências superiores aos da legislação sobre esta matéria, sendo por isso, uma garantia adicional de qualidade do produto final distribuído.

Programas de controlo de qualidade da água
Evolução anual da qualidade da agua
Áreas de atuação
Saneamento

O sistema de saneamento de águas residuais do concelho de Tavira, engloba diversas infraestruturas, desde coletores de drenagem, estações elevatórias (EEAR) e estações de tratamento de águas residuais (ETAR). São 214 km de coletores, 11.490 ramais, 54 EEAR e 12 ETAR, distribuídos desde o litoral à serra.

A gestão de todas estas infraestruturas pressupõe um acompanhamento constante por partes das nossas equipas de operação e de manutenção e a monitorização dos caudais afluentes através de sistemas de telegestão.

A monitorização da afluência de caudais indevidos aos coletores, com especial incidência para a prevenção de intrusão de pluviais e de água salgada, tem sido uma constante desde a criação da empresa.

Controlo de afluências indevidas
Campanha de Desinfestação de Coletores
Avaliação da Qualidade de Serviço ERSAR
Áreas de atuação
Resíduos Urbanos

A Taviraverde é a entidade gestora "em baixa" responsável pelo Sistema Municipal de recolha, transporte e encaminhamento de resíduos urbanos indiferenciados, produzidos no Concelho de Tavira.

Estes resíduos são entregues posteriormente nas Estações de Transferências da ALGAR, sendo estes responsáveis pelo seu encaminhamento a destino final adequado.

A Taviraverde disponibiliza ainda um serviço especial de recolha de resíduos volumosos, mediante um pedido prévio para marcação do serviço.

Relativamente à gestão dos resíduos de recolha seletiva multimaterial (recicláveis), a responsabilidade já é da entidade gestora "em alta", a ALGAR. É a Algar que assegura, desde a distribuição e colocação dos ecopontos, à sua recolha e higienização.

Circuitos de recolha indiferenciada
Outras tipologias de resíduos
Avaliação de Qualidade de Serviço ERSAR
Áreas de atuação
Limpeza urbana

A Taviraverde é responsável pela limpeza urbana do Concelho de Tavira, nas áreas definidas no contrato-programa celebrado com o Município de Tavira.

Nesta vertente do serviço de limpeza urbana, a Taviraverde desenvolve a sua atividade através da prestação dos seguintes serviços:

  • Varredura manual dos espaços públicos das áreas urbanas do concelho
  • Varredura mecânica das vias de tráfego e outros espaços públicos
  • Desmatação e remoção de detritos em áreas onde ocorre a sua acumulação
  • Lavagem de calçadas e outros espaços pavimentados (incluindo o espaço envolvente aos contentores de resíduos urbanos)
  • Limpeza e manutenção de papeleiras e contentores de dejetos caninos

Ao longo dos anos, a Taviraverde tem cumprido com brio este serviço, sensibilizando sempre os Munícipes para a importância de manter os espaços limpos e apresentáveis, sendo que Tavira é normalmente distinguida como cidade limpa.

Do conjunto das áreas abrangidas por este serviço, incluem-se a generalidade dos núcleos urbanos do concelho. Excluem-se as áreas e núcleos de características rurais e os terrenos privados.

Áreas de atuação
Limpeza de Praias
Limpeza de Praias

O Concelho de Tavira possui uma linha de costa com mais de 18 quilómetros de extensão onde se encontram as ilhas de Tavira e Cabanas, oferecendo praias de areia fina e branca, onde a temperatura média da água do mar ronda os 22º graus centígrados. Em toda a zona litoral existem várias áreas naturais de salinas, sapais e dunas repletas de biodiversidade, inseridas em pleno Parque Natural da Ria Formosa. Estes são fatores que fazem com que as praias de Tavira sejam um dos principais produtos turísticos do concelho.

A valorização da questão ambiental como fulcro de qualquer atividade turística é fundamental e vem ao encontro de uma exigência do mercado.

O facto das principais praias de Tavira terem elevados níveis de qualidade, contribuiu para que tenham sido galardoadas com o galardão Bandeira Azul, onde se incluem as praias do Barril, Terra Estreita, Ilha de Tavira e Cabanas, cujos requisitos de atribuição têm vindo a ser cada vez mais exigentes. Estas praias têm também vindo a ser distinguidas pela Quercus como praias com “Qualidade de Ouro”.

Neste sentido cabe a Taviraverde:

  • Promover a boa utilização e a preservação das praias e zonas balneares
  • Sensibilizar a comunidade em geral e os utentes em particular para a necessidade de promover a qualidade deste ecossistema
  • Garantir a existência de bons padrões de qualidade e segurança
  • Assegurar uma limpeza eficiente e eficaz das praias e zonas balneares
Boas práticas por parte dos utentes
Áreas de atuação
Manutenção de Jardins Públicos

A Taviraverde tem atualmente um contrato programa com o Município de Tavira, para manutenção de espaços verdes do concelho.

Cabe à Taviraverde a gestão, tratamento e acompanhamento dos espaços que constam nesse contrato.

A conceção desses espaços, desde a escolha do tipo de coberto vegetal, às espécies arbóreas presentes, são da exclusiva responsabilidade do Município de Tavira, sendo a empresa responsável apenas pela sua manutenção corrente.

Salientamos que nem todos os espaços verdes são de responsabilidade desta Empresa Municipal e a mesma procede trimestralmente à elaboração de um relatório onde consta o cumprimento de todos os parâmetros que estão presentes no contrato elaborado com o Município de Tavira.

Jardins Históricos de Tavira
Boas práticas por parte dos utentes