Controlo de perdas de água
A Taviraverde, ao longo dos anos, tem elaborado um rigoroso plano de controlo e diminuição das perdas de água ao longo da rede de distribuição.
O sistema dispõe atualmente de um total de 214 pontos de medição para suporte às atividades de controlo de perdas, num conjunto de 41 Zonas de Medição e Controlo (ZMC). Todas as ZMC possuem equipamentos de monitorização e controlo remoto, bem como sinais de alerta para qualquer situação imprevista.
O plano de controlo ativo de perdas assenta em 3 pilares principais:
- método do Balanço Hídrico – são registadas leituras dos medidores com uma periodicidade quinzenal e efetuado o balanço mensal dos volumes aduzidos e volumes faturados em cada uma das ZMC e SA (SIG / SGA); desses medidores, 141 estão associados a diversos sistemas de monitorização (nomeadamente Zeus, PMAC e iSOFT).
- método da Avaliação de Caudais Mínimos Noturnos - permite identificar desvios aos padrões habituais de consumo, que indiciam o surgimento de potenciais fugas ou outras situações anómalas, nomeadamente ilícitos.
- métodos de Pesquisa Ativa - através do recurso a equipamentos acústicos, precedidos dos Step Test (fecho e abertura de válvulas dentro das ZMC / Setores de Abastecimento identificados, de modo a alterar os seus limites originais, comparando no dia seguinte os gráficos de consumos assim obtidos, com os gráficos de consumos dos dias anteriores, até circunscrever o melhor possível o local da potencial fuga).