Em Tavira os estabelecimentos de hotelaria, restauração e equiparados já estão a separar os resíduos orgânicos, apostando na sustentabilidade.
Se é proprietário de um hotel, restaurante, café, confeitarias, cantinas ou estabelecimento de venda a retalho de produtos alimentares adira gratuitamente a este serviço da Taviraverde
Iniciamos o projeto em 2 fases, sendo a 1ª fase a abranger exclusivamente o canal HORECA (Hotelaria, Restauração, Cafetarias e Similares), através dum um sistema de recolha seletiva, porta-a-porta.
Vale salientar que a Taviraverde já dispõe de uma recolha dedicada para resíduos recicláveis de embalagem, também para o setor de comércio e serviços, pelo que passamos a disponibilizar um serviço exclusivo mais abrangente.
Futuramente, numa 2ª fase, esperamos alargar este serviço a toda a população.
O que são os resíduos orgânicos?
- Os resíduos orgânicos são o que sobra da preparação das refeições e as sobras de alimentos cozinhados, assim como os resíduos verdes provenientes de jardins e hortas.
Porque devo separar os resíduos orgânicos?
- A separação dos resíduos orgânicos é um passo essencial para uma gestão de resíduos mais sustentável e ecológica. Estes resíduos, quando corretamente separados, podem ser transformados em composto orgânico e energia, reduzindo a quantidade de resíduos enviados para aterro sanitário e diminuindo as emissões de gases com efeito de estufa.
O que colocar?
O que não colocar?
Como funciona a recolha dos resíduos orgânicos?

E depois de recolhidos? Qual o destino dos resíduos orgânicos?
- Os sacos recolhidos são encaminhados para a Central de Valorização Orgânica da ALGAR, em São Brás de Alportel, onde são abertos e o biorresíduos seguem para um processo de valorização, que gera composto, que pode ser usado como fertilizante agrícola enriquecedor de solos e energia.
