Para garantir a qualidade da água abastecida, a Taviraverde realiza um controlo analítico rigoroso em todas as suas Zonas de Abastecimento (ZA), que cumpre escrupulosamente o Decreto-Lei nº 306/2007 de 27 de agosto (alterado pelo Decreto-Lei nº 152/2017 de 7 de dezembro), em termos de amostragem, periodicidade e parâmetros analíticos.
De forma a garantir um controlo adequado, anualmente são elaborados 3 planos:
- PCQA - Plano de Controlo da Qualidade da Água
- PCO - Plano de Controlo Operacional
- PCLEG - Plano de Controlo de Legionella
O PCQA constitui um programa de controlo analítico cujo objetivo é verificar o cumprimento dos valores paramétricos definidos na legislação supramencionada, de forma a assegurar que a água seja entrega nas torneiras do consumidor com uma qualidade de excelência. O PCQA é elaborado nos termos definidos na referida legislação e submetido à aprovação da autoridade reguladora, a ERSAR.
Desta forma, o PCQA, permite avaliar continuamente a qualidade da água fornecida aos utentes do sistema de abastecimento, garantindo a sua conformidade com os valores legalmente estabelecidos.
O PCO é um plano complementar ao PCQA, em que são analisados parâmetros selecionados de acordo com as origens da água e é realizado semanalmente em vários pontos da rede. Este controlo tem maior incidência nas ZA sob influência de águas subterrâneas (Cachopo, Feiteira, Mealha e Relvais); nestes casos, é feita a monitorização à saída das captações e na rede de abastecimento, o que nos permite averiguar não só a potabilidade da água de origem, como também a eficiência do tratamento aplicado.
O PCLEG é um controlo trimestral realizado em todos os reservatórios de abastecimento, de forma a despistar a presença desta bactéria no sistema de distribuição. No verão, também se realizam análises de Legionella em vários pontos da rede.
O laboratório contratado deve ser acreditado tanto para a amostragem como a execução de análises de todos os parâmetros a realizar no PCQA e PCO e constar na lista de laboratórios reconhecidos pela ERSAR para a realização de análises legais.
Os resultados das análises do PCQA são publicados trimestralmente num Edital, que resume as análises feitas naquele período e as violações aos valores paramétricos legislados. Pode consultá-lo nesta página, Loja de Atendimento, CMT e Juntas Freguesia.
Para informação sobre a água fornecida pelas Águas do Algarve (ZA1) e pelas Águas de Vila Real de Santo António (ZA2), por favor consulte os editais no site das respetivas entidades.
Verificação diária do funcionamento dos sistemas de abastecimento
Para além dos planos supramencionados, ainda é realizado o Plano Semanal de Controlo Operacional da Água (PSACOA), que consiste na medição dos parâmetros críticos ao longo da linha de distribuição (cloro e pH) e na verificação do funcionamento de todas as unidades de tratamento e o Plano Anual de Descargas que tem como finalidade a realização de descargas 3 vezes por ano em pontos críticos identificados em cada uma das ZA.
Esta vigilância diária é ainda suportada por uma Telegestão, tecnologia que permite identificar remotamente qualquer anomalia nos sistemas, o que nos permite adotar de imediato as medidas corretivas necessárias.
Plano de Segurança da Água
Para além dos planos já referidos a Taviraverde tem ainda implementado um Plano de Segurança da Água (PSA) desde final de 2016.
Trata-se de um instrumento com abordagem preventiva, que permitiu identificar e priorizar os perigos e riscos no sistema de abastecimento de água, desde a origem/ponto de entrega até ao consumidor e, assim, definir e sistematizar as ações e procedimentos necessários, de forma a eliminar esses riscos ou a minimizar o seu impacto.
O PSA para além de prever as situações normais de risco, também contempla as situações de emergência excecionais juntamente com um plano de comunicação que engloba todas as entidades que terão de intervir.
É feita uma revisão regular ao PSA de forma que o mesmo esteja atualizado e acompanhe as alterações e a evolução da entidade.