A Taviraverde, empresa municipal responsável pela gestão de resíduos no concelho de Tavira, reforçou a parceria já existente com o Centro Comercial Tavira Plaza ao lançar um novo projeto de recolha seletiva de resíduos urbanos orgânicos alimentares nos restaurantes daquele espaço comercial.

O arranque da iniciativa aconteceu no passado dia 10 de novembro, com a realização de uma sessão formativa dirigida aos lojistas da área de restauração, centrada na sensibilização e informação sobre a correta gestão dos resíduos orgânicos alimentares.

O principal objetivo desta ação foi introduzir e consolidar práticas de separação dos resíduos urbanos orgânicos alimentares produzidos nas unidades de restauração do Centro Comercial, garantindo que os profissionais do setor estejam devidamente preparados para proceder ao acondicionamento adequado deste tipo de resíduos.

Após a separação realizada pelos restaurantes, os resíduos serão recolhidos pela Taviraverde e encaminhados para a unidade de valorização orgânica de S. Brás de Alportel, onde serão transformados em energia e composto orgânico. Este composto poderá ser utilizado como fertilizante agrícola e enriquecedor de solos, promovendo o regresso dos nutrientes à cadeia de produção e evitando a deposição dos mesmos em aterro.

Com esta medida, a Taviraverde e o Tavira Plaza aumentam as suas taxas de separação e reciclagem, assumindo um papel ativo e determinante na promoção da sustentabilidade ambiental e no fortalecimento da economia circular na região.

Data do Artigo
10/11/2025