No âmbito da comemoração do Dia Nacional da Água, realizou-se no passado dia 13 de outubro, no parque do Palácio da Galeria em Tavira, a peça de teatro O Planeta Limpo do Filipe Pinto - Água Limpa.
Este evento, organizado pela Taviraverde e pelo Município de Tavira, contou com cerca de 950 alunos, provenientes de todas as escolas primárias do concelho, públicas e privadas e, ainda, com cerca de 50 professores e funcionários dessas escolas. Cada uma das 2 sessões realizadas, teve uma duração aproximada de 70 minutos.
Para além da contratação da peça de teatro, foi ainda assegurado pela Taviraverde, o transporte em autocarro alugado a todas as escolas fora da cidade (cerca de 1/3 dos participantes), sendo que as restantes se deslocaram a pé até ao local do evento.
A opção pelo parque do Palácio da Galeria, decorreu do facto de ser um espaço suficientemente amplo para albergar tantas crianças em simultâneo e possuir uma localização central, privilegiada, acessível a pelo menos 2/3 dos alunos e, assim, minimizar a necessidade de transporte. Este espaço é aliás, palco de inúmeros concertos e eventos similares durante o Verão em Tavira.
O Município de Tavira, além da cedência do espaço, assegurou toda a montagem do palco e zona da plateia, para além do apoio técnico de som e imagem, essenciais para a realização deste evento. O nosso especial agradecimento, quer aos responsáveis da entidade, quer às equipas técnicas e logísticas presentes.
A peça de teatro faz parte de um projeto pedagógico com a mesma designação e assenta na sensibilização do público mais jovem para a importância que os recursos hídricos desempenham na sustentabilidade e preservação do ambiente e da vida terrestre, conceitos cada vez mais prementes. O projeto pedagógico ambiental O Planeta Limpo do Filipe Pinto - Água Limpa, insere-se na campanha alusiva ao uso eficiente da água, lançada no início do mês de outubro, por esta Empresa Municipal.
A Taviraverde ofereceu ainda, a cada um dos participantes (alunos, professores e auxiliares), um exemplar do livro associado a este projeto, para que os temas abordados possam continuar a ser trabalhados em contexto da sala de aula.
A dinâmica introduzida pelo cantor e artista Filipe Pinto e pela dupla de atores da Betweien que o acompanha, trouxe muita diversão e momentos de aprendizagem e sensibilização para este tema tão relevante. Houve uma grande participação e envolvimento das crianças durante toda a peça, que responderam de forma muito efusiva aos artistas. O nosso especial agradecimento à Betweien e claro ao Filipe Pinto, pela dedicação às nossas crianças!
Foi um dia diferente, em que as crianças tiveram a oportunidade de aprender, fora do ambiente escolar.