A Taviraverde adquire uma nova viatura de Recolha de Resíduos indiferenciados, para substituição de viatura já em fim de vida, com a finalidade de prestar um melhor serviço nesta área à população de Tavira.
A aposta na renovação e manutenção preventiva da frota operacional, garante a ausência de falhas na realização dos circuitos de recolha e, nas épocas de maior produção, a possibilidade de reforço dos circuitos, o que resulta em ganhos substanciais na qualidade do serviço prestado ao cliente.
Utilização da nova viatura
A nova viatura irá realizar, principalmente, o circuito de recolha da cidade de Tavira, dado que aproximadamente 90% deste circuito é composto por contentores subterrâneos, que necessitam de equipamento específico de recolha.
A nível de características, trata-se de uma viatura pesada de três eixos, com 26 toneladas, caixa compactadora para recolha de resíduos urbanos indiferenciados e carga traseira com capacidade para 20m3, apta a recolher contentores de 120 litros até 3000 litros. Possui uma grua instalada, vocacionada para a recolha dos contentores subterrâneos de 3000 litros.
Uma mais-valia em termos de utilização, é o facto de a cabina ser rebaixada para facilitar a entrada e saída dos operadores de recolha, evitando terem de subir e descer de uma altura ao solo que muitas vezes é superior a 1 metro. Esta operação pode ocorrer 50 vezes num único circuito, com o consequente risco elevado de acidente ou incidente, pelo que, o piso rebaixado vem melhorar significativamente as condições de Segurança no Trabalho nesta operação.
A viatura apresenta outras características de segurança no manuseamento da caixa compactadora e operação de carga dos contentores, como botão de paragem de emergência no exterior, sensor de carga nos pedais traseiros e outros mecanismos que permitem uma utilização mais facilitada e segura.
A capacidade de carga adicional e o sistema avançado de compactação desta viatura, irão permitir um ganho em termos de capacidade de recolha dos contentores de resíduos indiferenciados, mesmo nas épocas de maior produção, com ganhos significativos também em termos de redução dos custos com combustível.
A viatura substituída era de 1996 (26 anos) com capacidade de 16m3 e mais de 300.000 km ao serviço da empresa! Atualmente, encontrava-se em estaleiro para apoio às operações de lavagem de contentores, sendo utilizada apenas pontualmente em circuitos de recolha. Não tendo sido viável a sua requalificação, optou-se pela retoma da mesma.
Requalificação de viaturas Taviraverde
Recordamos que, em Maio deste ano, também foi concluída a requalificação da viatura mais antiga da empresa (atualmente com 25 anos e quase 700.000 km realizados), que sofreu uma profunda reabilitação da componente mecânica automóvel e da superestrutura (também de forma a responder aos atuais requisitos de segurança das operações de recolha de resíduos), ficando a mesma qualificada para prestar serviço à empresa por mais uns largos anos.
Continuidade e qualidade dos serviços
A Taviraverde continua a apostar, como fator de sucesso, numa manutenção adequada da sua frota, essencial para que se garanta a continuidade e qualidade da prestação de serviços ao cliente.