Histórico da empresa
Em Março de 2005, a Câmara Municipal de Tavira constituiu a parceria público-privada com os parceiros AGS, Hidurbe e Agetav, com capital social de 50.000€, detido maioritariamente pela autarquia. A estrutura acionista da empresa, aquando da sua formação em 2005, incluía assim as seguintes entidades:
- Município de Tavira - 51%
- AGS – Administração e Gestão de Sistemas de Salubridade, SA - 31,85%
- Hidurbe Serviços, S.A. - 12,25%
- Agetav - Agência de Desenvolvimento de Tavira, S.A. - 4,9%
No final de 2006, esta estrutura acionista sofre uma alteração, pela venda da participação da Agetav à AGS. Novamente em 2015, esta estrutura é alterada pela venda da participação da Hidurbe à AGS, ficando o capital social da empresa dividido entre 2 sócios, situação que se mantém até à presente data. Assim, o capital social da empresa passou a ser detido por:
- Município de Tavira - 51% (sem alteração)
- AGS – Administração e Gestão de Sistemas de Salubridade, SA - 49%
Em 2006 e 2007, a empresa passa a incluir nas suas atividades, respetivamente, a gestão de espaços verdes do Concelho e a limpeza de praias, através de contratos-programa celebrados com a autarquia.
No início de Abril de 2019, foi celebrado o contrato-programa para a limpeza urbana, regularizando assim o enquadramento desta atividade na empresa.
Âmbito e objetivos estratégicos
No âmbito das suas atribuições, a Taviraverde é responsável pelas atividades de ampliação, renovação, manutenção e exploração dos seguintes sistemas:
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Sistema municipal de águas de abastecimento público
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Sistema municipal de recolha e tratamento de águas residuais
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Sistema municipal de recolha, transporte e encaminhamento a aterro de resíduos urbanos indiferenciados e outros (RU) produzidos no concelho
Com objetivos estratégicos definidos e orientados para uma gestão financeira rigorosa, para a qualidade dos serviços prestados e satisfação do cliente, a Taviraverde mune-se ainda de planos anuais de ativados, detalhados em vários ações mensuráveis e monitorizados mensalmente, para controlo e seguimento da gestão de atividades, de onde se destacam:
- Controlo de perdas de agua
- Diminuição de infiltrações nas redes de saneamento
- Aumento da reciclagem de resíduos
- Controlo do plano de Investimentos
- Melhoria da qualidade de serviços