“Acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento”
Hoje, dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água. Este dia é comemorado há 30 anos e é uma data reservada para discussão de temas relacionados com este recurso e uma oportunidade para se conhecer mais sobre a problemática da água e sensibilizar para o seu valor, em todas as suas dimensões.
Este ano, o tema lançado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar este dia denomina-se: “Acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento”.
Em conjunto com o tema lançou também a campanha: “Seja a mudança que quer ver no mundo”, que tem como objetivo promover a participação e reflexão coletiva, através da menção das atitudes que cada um pretende adotar para fazer a diferença e contribuir para a mudança.
A campanha pode ser acompanhada através do link: https://www.unwater.org/bethechange/ , onde é possível ver o que cada um está a fazer na sua região relativamente ao tema lançado. Aceda ao link, também você poderá participar!
A Taviraverde, como responsável pela distribuição de água e recolha de águas residuais no concelho de Tavira, tem como premissa contribuir para uma mudança de paradigma na forma como estes temas são tratados na nossa sociedade. Neste sentido, desde a sua criação em 2005, a empresa tem melhorado infraestruturas de água e saneamento existentes e construído novas em locais antes não servidos, de forma a melhorar significativamente a qualidade de vida da nossa população e a qualidade dos nossos recursos naturais.
A nível do abastecimento de água, a Taviraverde, implementou várias Estações de Tratamento de Água em pequenos aglomerados populacionais (Bengado, Morenos, Porto Carvalhoso, Cachopo, Feiteira, Mealha, Relvais, Faz-Fato, Carrapateira) para tratar a água de origem subterrânea, passando assim disponibilizar às pessoas água de qualidade. Alguns dos locais mencionadas anteriormente, neste momento até já se encontram ligados ao sistema das Águas do Algarve, sendo que atualmente apenas a freguesia de Cachopo é abastecida por água de origem subterrânea tratada.
Desde o ano 2005 ao presente ano, tem-se vindo a reduzir drasticamente as perdas de água, passando de mais de 50% de água perdida em 2005 para 11,96% no final de 2022.
A redução de perdas só foi possível através da existência de uma visão e estratégia adequadas na empresa, recusando a inércia e o conformismo, sempre tendo em conta as melhores práticas e tecnologias emergentes e, claro, através dum corpo técnico capaz de dar resposta a novos desafios.
Desde a renovação de infraestruturas obsoletas ou em mau estado, a colocação de contadores em todos os locais de abastecimento de forma a que todos os consumos passassem a ser contabilizados, a implementação de sistemas de monitorização remotos através de telegestão e telemetria, criação de zonas de medição e controlo com entradas e saídas monitorizadas, a instalação e substituição massiva de válvulas na rede de forma a aumentar a sua setorização (e passasse a ser possível fechar apenas um pequeno setor quando exista uma rutura e afetar um número cada vez mais reduzido de clientes), etc etc.
A nível do saneamento, a Taviravede, apostou na construção de novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e da extensão da rede de saneamento em pequenos aglomerados populacionais (Porto Carvalhoso, Morenos, Bengado, Feiteira, Mealha, Currais, Estorinhos, Carrapateira e Faz-Fato).
Também nesta área do saneamento, a Taviraverde apostou na reabilitação dos coletores e caixas, de forma a evitar infiltrações de águas residuais no solo ou na rede pluvial, assim como na deteção de infiltração de águas pluviais ou intrusão salina na rede de saneamento, as quais prejudicam gravemente o seu tratamento.
Estas atividades de deteção de afluências indevidas na rede de saneamento, têm por base a inspeção CCTV (inspeção-vídeo com recurso a robot, que é inserido no interior dos coletores), tendo sido realizadas campanhas intensivas de inspeção vídeo a toda a rede de saneamento. Este trabalho resultou na identificação dos pontos críticos do sistema e no planeamento adequado das necessidades e prioridades de intervenção.
Em súmula, a Taviraverde tem-se empenhado na melhoria da condição das infraestruturas que gere, quer seja de água como de saneamento, de forma a garantir uma maior eficiência e qualidade da distribuição de água e na drenagem de águas residuais.
A Taviraverde quer então relembrar, a todos, que cada um de nós pode fazer a diferença, adotando no dia-a-dia medidas para uso eficiente de água e para a rejeição adequada das águas residuais que produzimos. Alguns exemplos: