No dia 21 de março, celebra-se o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas, que em 2024 debate o tema Florestas e Inovação: Novas soluções para um mundo melhor.

O Dia Internacional das Florestas foi criado no ano de 2012, através da resolução 67/2000 da Assembleia Geral das Nações Unidas, com o objetivo de promover a consciência para a importância de todos os tipos de florestas. 

O tema escolhido para 2024, realça a importância do uso das novas tecnologias para a proteção das florestas, já que atualmente, em todo o mundo, são utilizados meios tecnológicos para a proteção das mesmas, como por exemplo, a utilização de drones e satélites para sua vigilância e deteção de incêndios. A utilização destas tecnologias possibilita a rápida atuação dos meios responsáveis pela proteção das florestas.

Mas as vantagens da inovação nas não se limitam à proteção da floresta. A criação de materiais sustentáveis a partir de matéria vegetal, vieram substituir matérias-primas mais poluentes como plástico, betão, aço e fibras sintéticas, reduzindo a produção de resíduos persistentes no ambiente.

Apesar de já existir uma grande preocupação com proteção das florestas e os avanços tecnológicos constituírem efetivamente um poderoso aliado, em todo o mundo, ainda são perdidos anualmente cerca de 10 milhões de hectares devido à desflorestação e 70 milhões de hectares devido aos incêndios, pelo que é necessário continuar a trabalhar numa gestão eficaz das florestas.

De modo a combater os problemas de desflorestação e degradação florestal, entre outros problemas preocupantes que afetam as florestas europeias, a Comissão Europeia delineou e divulgou, em 2021, a Nova Estratégia da UE para as Florestas 2030, ancorada no Pacto Ecológico Europeu e na Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030.

Este projeto tem como finalidade a plantação de 3 mil milhões de árvores até 2030, em toda a Europa, de modo a aumentar a cobertura florestal e a sua capacidade de sumidouro e reservatório de carbono. Uma maior cobertura vegetal tem efeito direto no retrocesso dos efeitos das alterações climáticas.  Em Portugal já foram realizadas várias iniciativas de reflorestação. 

Esta iniciativa pode ser aderida por associações ou particulares, toda a informação disponível pode ser consultada em:  https://forest.eea.europa.eu/3-billion-trees/introduction.

Ajude a renovar a cobertura vegetal do seu país, plante uma árvore autóctone.

 

Veja ainda o vídeo da ONU: https://www.youtube.com/watch?v=dP7JMsqtrZI&t=5s

Data do Artigo
21/03/2024