No passado dia 25 de maio, celebrou-se pela 1ª vez o Dia Nacional dos Jardins.

Para assinalar este dia emblemático, a Taviraverde lançou o repto às turmas do 3º ano da EB D. Manuel I de Tavira, para, durante 2 dias virem visitar os nossos Viveiros Municipais e conhecer um pouco mais sobre espaços verdes e jardins urbanos e a sua importância.

Nesta celebração, foram abordadas as formas com que os espaços verdes que nos rodeiam impactam positivamente no nosso bem-estar e a sua relevância para a redução do dióxido de carbono da atmosfera e regulação térmica das nossas cidades.

As celebrações incluíram uma visita guiada aos Viveiros Municipais, onde foi mostrado o seu funcionamento, as espécies de plantas que lá residem no momento e o ciclo de vida das mesmas, desde a preparação da semente até à planta adulta, pronta para ser colocada num espaço verde do concelho.

Foi ainda mostrada a fase de compostagem interna dos resíduos verdes, retiradas de todas as manutenções que realizamos nos jardins (relvas, galhos, folhas). Daqui resulta um composto que é misturado com terra (também reutilizada) e produzida uma turfa fértil, que utilizamos em todo o processo produtivo no Viveiro e como melhoria dos solos dos espaços verdes do concelho. É o princípio da economia circular, sendo que, de toda a atividade de manutenção de espaços verdes, resulta uma produção mínima de resíduo.

As crianças tiveram, ainda, oportunidade de colocar “as mãos na terra” e plantar cada uma delas, o seu próprio manjerico, que lhes foi oferecido no final da experiência.

O Dia Nacional dos Jardins é uma homenagem ao arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, e pretende celebrar “a Importância e a vivência destes espaços, bem como o legado de Gonçalo Ribeiro Telles na proteção do ambiente, na defesa da paisagem e na promoção da qualidade de vida dos cidadãos”.

A Taviraverde é responsável pela manutenção da maioria dos espaços verdes públicos do concelho de Tavira, através de protocolo celebrado com a autarquia, tendo a seu cargo mais de 220 espaços verdes, numa área total de intervenção de cerca de 25 hectares, distribuídos por mais de 80.000 horas de manutenção anuais.

 

foto 1foto 2foto 3foto 5foto 6foto 8foto 10

 

Data do Artigo
27/05/2023