O que voce posso fazer?

1.O que deve fazer se a água tiver gosto ou cheiro a cloro?

A eventual ocorrência de cheiro ou sabor a cloro na água da torneira resulta do processo de desinfeção da água.

O cloro é adicionado à água com o objetivo de eliminar bactérias e outros microrganismos que possam contaminar a água na rede pública. Por esse motivo, uma quantidade residual de cloro é mantida na rede até à chegada à sua torneira. Assim, é possível que note um ligeiro cheiro ou sabor a cloro ao beber água da torneira. No entanto, estas pequenas quantidades de cloro na água garantem a sua desinfeção e não representam qualquer perigo para a saúde.

Para eliminar o cheiro a cloro basta deixar a água repousar cerca de meia hora ou guardar a água no frigorífico, devidamente acondicionada. O sabor da água depende essencialmente da composição em sais, como cálcio, magnésio, sódio, potássio, da água na captação.

2. O que fazer se a água apresentar uma cor branca ou turva?

A ocorrência de cor branca na água da torneira deve-se à existência de ar dissolvido na água, com a formação de pequenas bolhas. Deve-se, principalmente, a oscilações de pressão nas tubagens ou reservatórios que tornam a água, momentaneamente, esbranquiçada.

Esta aparência é pontual e passageira, e não afeta a qualidade da água.

Basta deixar a água repousar por alguns instantes num copo transparente e verá como a água volta a ficar límpida.

3. O que fazer se a água apresentar uma cor castanha ou avermelhada?

A eventual ocorrência de cor castanha ou avermelhada na água da torneira deve-se à presença de minerais como o ferro e/ou o manganês.

Alterações na temperatura ou pressão e velocidade da água poderão originar uma turvação castanha, originada pela formação e arrastamento de depósitos de ferro nas tubagens metálicas.

É uma situação que pode ser minimizada se deixar correr a água durante algum tempo até voltar a sair límpida. Deve evitar lavar roupa com água nestas condições.

4. Como posso melhorar o cheiro ou o sabor da água da torneira?

O sabor da água depende da sua composição em sais (como por ex. de cálcio e magnésio). Para melhorar o sabor e o cheiro da água existem algumas dicas muito simples que podem ser colocadas em prática e que contribuem para aumentar a satisfação no consumo de água da torneira.

  • Em dias de maior calor a água pode aumentar a sua temperatura no caso das redes de distribuição ou prediais estarem expostas ao calor. Antes de beber, deixe correr um pouco para refrescar a água;
  • Manter a água no frigorífico, de preferência num recipiente tapado, ajuda a melhorar o sabor e a sensação de frescura;
  • As garrafas e recipientes utilizados para servir água (jarros, termos, etc.) devem ser lavados frequentemente, podendo usar-se um pouco de vinagre ou sal;
  • Caso opte por refrescar a água com cubos de gelo lembre-se de substituir regularmente a água dos cubos. Se permanecerem muito tempo sem que sejam utilizados é preferível eliminá-los porque adquirem o sabor dos alimentos armazenados no congelador;
  • Para fazer chá ou café é preferível ferver água fria, ao invés de utilizar água quente da torneira. Desta forma irá eliminar o sabor desagradável do cloro.
  • Nos frigoríficos com depósito de água e fabrico de gelo o circuito de água exige cuidados especiais devendo ser lavado frequentemente;
  • Após ausência prolongada (ex. férias) deixe a água correr um pouco antes de a utilizar para beber ou cozinhar.

5. Preciso de filtrar a água antes de a beber?

Não. A água fornecida através da rede pública é perfeitamente equilibrada e satisfaz as nossas necessidades diárias de sais minerais. Nenhum filtro poderá melhorar este equilíbrio, podendo, caso não tenha a devida manutenção, deteriorar a qualidade da água.

Nenhum equipamento de tratamento/filtragem é adequado para permitir o consumo de água proveniente de poços ou furos.