Neste dia 22 de março, celebra-se o Dia Mundial da Água, instituído desde 1992 pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), que este ano lança o tema “Water for Peace”, (Água para a Paz).
Pretende-se, desta forma, realçar a importância do acesso à água potável e saneamento a toda a população mundial, objetivo que se pretende ver cumprido até 2030 (Agenda 2030), de acordo com o estabelecido entre os Estados Membros da ONU, no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6). Lamentavelmente, este objetivo está ainda longe de ser alcançado, com biliões de pessoas em todo o mundo sem acesso a água potável.
A nova Diretiva da União Europeia relativa à qualidade da água destinada para consumo humano (EU/2020/2184), veio ressalvar no seu artigo 16º, o direito de acesso, a todos, a uma água de qualidade para consumo humano. Esta diretiva foi transposta no nosso país, pelo Decreto-Lei nº 69/2023 de 21 de agosto de 2023.
Em Portugal, no ano de 2021 (últimos dados oficiais publicados), 96% dos alojamentos existentes eram abastecidos por sistemas públicos de abastecimento de água e 86% eram servidos sistemas de drenagem de água residuais (fonte: PORTADA sobre Portugal e Europa), pelo que há ainda trabalho a fazer para que a água chegue a todos.
Neste momento, a região do Algarve depara-se com uma situação de escassez de água grave, pois devido às alterações climáticas, o ciclo hidrológico da água sofreu alterações e não tem chovido o suficiente para repor, nas barragens, a água consumida ao longo do ano. Neste momento, as barragens que abastecem a Região do Algarve encontram-se, todas, com nível de água abaixo dos 50% (https://snirh.apambiente.pt/index.php?idMain=1&idItem=1.3).
Para combater esta situação, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) definiu medidas para reduzir o consumo de água, distribuídas pelos vários sectores, que devem ser implementadas pelas entidades gestoras em Alta e em Baixa da região e pelo setor agrícola, até ao verão de 2024.
Para além das medidas de redução de consumo de água, também estão a ser estudadas medidas para reforço do armazenamento de água doce a partir de fontes alternativas, como a tomada de água a partir do Pomarão para reforço da Barragem de Odeleite e a construção de uma Estação de Dessalinização de Água do Mar.
Em tempo de grave escassez de água, é indispensável, o uso eficiente deste recurso por parte de todos. Sejamos conscientes, agora mais do que nunca, utilizemos a água de forma eficiente e ensinemos a novas gerações a fazer o mesmo, para que amanhã não falte.
Eventos que pode assistir neste dia:
22/Março | 14h |Webinar – Dia Mundial da Água: Água para a Paz | Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)
22/Março | 22h | Desafio H2OFF – Hora da Água | APDA
A APDA pede que no dia 22 de março, pelas 22h, todos desliguem as torneiras das suas casas e não consuma água durante 60 minutos (https://www.h2off-apda.com/news/h2off---a-hora-da-%C3%A1gua-%C3%A9-no-dia-22-de-mar%C3%A7o).