Em 20/02 foi publicada a Resolução do Concelho de Ministros nº 26-A de 2024 que “reconhece a situação de alerta no Algarve por motivo de seca e aprova um quadro de medidas de resposta”.
Determina a Resolução que, as Águas do Algarve deverão limitar a 85% o fornecimento de água potável aos municípios, em relação ao volume fornecido em 2023, e que os municípios deverão adotar medidas para fazer face a este corte de fornecimento de água para consumo humano.
De entre as medidas de resposta que permitirão este corte de consumo, sobressaem as de suspensão de fornecimento de água aos segundos contadores (vulgo contadores de jardins) e a suspensão da rega de jardins públicos.
A Taviraverde, cumprindo o recomendado na resolução, já suspendeu a rega dos jardins públicos.
Acreditamos que, salvo flores de época que só plantaremos se tivermos água de outras origens, as restantes espécies sobreviverão até às chuvas de Outono.
A suspensão da rega de jardins públicos e de fornecimento aos 2ºs contadores, representam uma poupança de cerca de 10% no nosso consumo. Se conseguirmos atingir esta poupança, só teremos de reduzir 5% dos restantes consumos (doméstico e não doméstico).
A suspensão física de fornecimento de água aos segundos contadores tem de seguir alguns procedimentos, a que vamos dar início de imediato, mas que implicam que a sua realização só seja possível a partir de 10/4.
Pelo exposto, solicitamos a todos os clientes com 2º contador que, a partir de agora, não utilizem a água daí proveniente.
Para que cada consumidor possa controlar a diminuição do seu consumo estamos a preparar um mapa, por consumidor, onde indicaremos qual a leitura que o contador deverá ter, em cada mês, para que o objetivo de redução dos 5% seja atingido.