Recolha de Resíduos Orgânicos Alimentares

A recolha seletiva de biorresíduos (restos de comida) é obrigatória em Portugal.

Ao separar os restos de comida está a reduzir a quantidade de resíduos enviados para o aterro. Estes resíduos podem ser convertidos em nutrientes e energia que serão aproveitados para diversos fins.

A Taviraverde iniciou o projeto em 2 fases, sendo a 1ª fase a abranger exclusivamente o canal HORECA (Hotelaria, Restauração, Cafetarias e Similares), através dum um sistema de recolha seletiva, porta-a-porta.

Vale salientar que a Taviraverde já dispõe de uma recolha dedicada para resíduos recicláveis de embalagem, também para o setor de comércio e serviços, pelo que passamos a disponibilizar um serviço exclusivo mais abrangente.

Futuramente, numa 2ª fase,  esperamos alargar este serviço a toda a população. 

Para aceder a este registo, se reunires as condições para o efeito, poderá faze-lo através do menu Destaques, na homepage: https://taviraverde.pt/DESTAQUES.

O serviço encontra-se operacional desde de janeiro 2024.

Flyer de resíduos organicos
Perguntas frequentes

PORQUÊ FAZER A SEPARAÇÃO DE BIORRESÍDUOS?

  • A recolha seletiva de biorresíduos (restos de comida) vai ser obrigatória em Portugal. Ao separar os restos de comida está a reduzir a quantidade de resíduos enviados para o aterro. Estes resíduos podem ser convertidos em nutrientes e energia que serão aproveitados para diversos fins.

O QUE ACONTECE DEPOIS DA RECOLHA SELETIVA DE BIORRESÍDUOS?

  • Os biorresíduos são transportados e depositados numa estação de tratamento e são sujeitos a um processo de decomposição executados por micro-organismos. Durante este processo é produzido biogás, que é transformado em energia verde e a matéria orgânica é transformada em composto que poderá ser usado na agricultura.

O QUE DEPOSITAR?

  • Resíduos alimentos sólidos; Restos de Legumes; Cascas de fruta; Carne; Peixe; Ovos; Restos de pão e bolos; Borras de café; Saquetas de chá; Toalhetes e Guardanapos de papel.

O que Não Depositar?

  • Resíduos líquidos; Embalagens; Copos; Talheres; Pratos; Chávenas; Papel impresso; Alumínio; Fraldas; Caricas; Rolhas; Beatas; Têxteis; Lâmpadas.