Resultados da avaliação da qualidade dos serviços prestados pela Taviraverde

Estimado(a) cliente,

Agradecemos a sua participação no Inquérito de Satisfação do Cliente de 2018!

Este questionário foi enviado, via e-mail, a todos os clientes com endereço eletrónico, no dia 18 de Janeiro, tendo ficado disponível durante cerca de um mês. Foi realizado numa amostra aleatória, com inserção de uma diferenciação por tipo de tarifário (doméstico ou não doméstico), tendo-se obtido 976 respostas.

Da análise dos resultados foi possível determinar uma taxa de satisfação média do serviço de 88,57% (valor correspondente à média dos resultados da globalidade dos inquéritos), que se mantém estável ao longo dos últimos 3 anos.

O inquérito realizado incluiu um total de 10 grupos de questões, agrupadas pelas áreas de atuação da empresa:

  • Serviço de abastecimento de água (AA);
  • Serviço de saneamento de águas residuais (AR);
  • Gestão de resíduos urbanos indiferenciados (RU);
  • Recolha de resíduos volumosos (RV)
  • Recolha porta-a-porta de resíduos de embalagem recicláveis (RPP);
  • Limpeza das zonas urbanas do concelho (LU);
  • Manutenção de jardins públicos afetos à Taviraverde (JAR);
  • Limpeza de praias (LP);
  • Serviço comercial (COM);
  • Serviço de piquete (PIQ).

Os resultados também permitem constatar que a globalidade das áreas de atividade da empresa apresentaram satisfação acima dos 79%, ou seja, equiparado a "muito bom".

Da análise mais aprofundada de cada uma das áreas, verifica-se que as áreas com menor satisfação em 2018 ou as que se destacaram especificamente pelos inquiridos, são as relacionadas com o serviço recolha porta-a-porta e com a limpeza da área envolvente aos contentores de RU:

  • Relativamente ao 1o ponto, verificou-se que 73% dos clientes não-domésticos insatisfeitos apontaram, como principal deficiência do serviço, a falta de informação sobre o mesmo. Neste último ponto, foi feita uma campanha intensiva de divulgação junto dos estabelecimentos comerciais do concelho, para os quais o serviço é direcionado em exclusividade; os restantes não-domésticos não estão abrangidos pelo serviço, o que provavelmente justifica este resultado, pelo que o inquérito deverá ser revisto para clarificar este ponto;
  • Relativamente ao 2o ponto, a generalidade destas situações prende-se com deposições ilícitas junto aos contentores, o que não está diretamente relacionado com a prestação efetiva do serviço, no entanto, seria de implementar um reforço de sensibilização sobre a temática das deposições ilícitas, junto da população.
Em suma, os valores registados estão em linha com os anos anteriores e apresentam-se muito positivos, reconhecendo e premiando o trabalho desenvolvido pelas nossas equipas. A aposta da empresa passa pela contínua consolidação das metodologias, do serviço prestado e da nossa proposta de valor para o cliente, tendo em vista continuar a merecer a sua confiança, reconhecimento e fidelização.

 

O nosso muito obrigado!

A Administração da Taviraverde

 

 
 
© 2007 Taviraverde - Empresa Municipal de Ambiente, E.M. - Todos os direitos reservados.
Design IP Quatro - Desenvolvimento ADJ 3 Sistemas, Lda.