Qualidade da Água

A TaviraVerde, E.M. é a empresa responsável pela distribuição de água em baixa ao concelho de Tavira.
O fornecimento de água para consumo humano de qualidade incontestável tem sido sempre uma prioridade nossa. O controlo analítico apertado, muito além das exigências legais e a constante antecipação a potenciais problemas, permite-nos assegurar a qualidade da água que fornecemos.

 

 

Caracterização do Sistema de Abastecimento

A água de abastecimento público de quase todo o concelho de Tavira é fornecida pela empresa Águas do Algarve, S.A., que a capta nas barragens de Beliche e Odeleite, para ser depois tratada na Estação de Tratamento de Água de Tavira.

Após tratamento é então fornecida aos nossos reservatórios de Perogil, Boavista, Cumeada, Stº Estêvão, Malhão e Fonte do Bispo e Cruz do Areal depois distribuída ao consumidor final.

Nos locais onde a maior distância ou isolamento não permite a ligação a este sistema de abastecimento, são as captações subterrâneas que garantem o fornecimento. Estas captações são sempre sujeitas a desinfecção com cloro. Quando se justifica, é também efectuado tratamento por filtração, para remoção de ferro e manganês em excesso.

Temos já 7 pequenas Estações de Tratamento de Água (ETA) sob nossa gestão:

  • ETA Cachopo
  • ETA Faz-Fato
  • ETA Carrapateira
  • ETA Bengado
  • ETA Feiteira
  • ETA Mealha
  • ETA Morenos

Nestas ETA efectua-se a filtração da água bruta, a correcção do pH, a remoção do ferro e manganês em excesso e a afinação da desinfecção final e do pH, antes da sua distribuição na rede. Brevemente, também as aldeias da Feiteira e da Mealha irão estar dotadas de um sistema de tratamento similar.
 

Zonas de Abastecimento

Em síntese, o sistema de abastecimento do Concelho é constituído por 9 Zonas de Abastecimento (ZA), que se caracterizam por ter origens de água distintas:

  • ZA1 – Pontos de Entrega das Águas do Algarve – origem: água superficial tratada na ETA de Tavira – abastece os reservatórios do Perogil, Cumeada, Santo Estêvão, Malhão, Fonte do Bispo e Cruz do Areal.
    Serve a quase totalidade do concelho: Tavira, Luz de Tavira (da Luz à Arroteia e Campina), Santa Luzia, Conceição (desde o Almargem até ao Carapeto), Cabanas, Santo Estêvão (desde o Malhão até Estiramantens), Fonte do Bispo (desde Julião até à entrada de Santa Catarina), Santa Catarina (até Barrocais e parte da Espartosa), Porto Carvalhoso e Santa Margarida.

  • ZA4 – Reservatório de Cachopo – origem: água subterrânea tratada - serve a localidade de Cachopo.

  • ZA5 – Reservatório da Carrapateira – origem: água subterrânea tratada - serve o lugar da Carrapateira (freguesia da Conceição).

  • ZA6 – Reservatório do Faz-Fato – origem: água subterrânea tratada - serve os lugares do Faz-Fato, Nora, Várzea e Casas de Baixo (freguesia da Conceição).

  • ZA7 – Reservatório do Bengado – origem: água subterrânea tratada - serve o lugar do Bengado (freguesia de Santa Catarina).

  • ZA8 – Reservatório da Feiteira – origem: água subterrânea tratada - serve o lugar da Feiteira (freguesia de Cachopo).

  • ZA9 – Reservatório da Mealha – origem: água subterrânea tratada - serve o lugar da Mealha (freguesia de Cachopo).

  • ZA10 – Estorninhos – origem: água subterrânea tratada - serve o lugar dos Estorninhos (freguesia da Conceição).

  • ZA11 – Morenos – origem: água subterrânea tratada - serve o lugar dos Morenos (freguesia de Santa Catarina).

Está em curso ainda a campanha de empreitadas de construção de redes de abastecimento e saneamento (com infra-estruturas de tratamento adequadas), que permitirá servir uma série de montes dispersos do concelho, até agora sem estes recursos. Como resultado dessa campanha, além das Zonas de Abastecimento que já se encontram activas (Faz-Fato, Carrapateira, Bengado, Feiteira, Mealha e Estorninhos), perspectiva-se para breve a entrada em funcionamento de novas Zonas nas freguesias de Cachopo, Conceição e Santa Catarina.  

 
 
© 2007 Taviraverde - Empresa Municipal de Ambiente, E.M. - Todos os direitos reservados.
Design IP Quatro - Desenvolvimento ADJ 3 Sistemas, Lda.