Ambiente

Notícias e Eventos

· Presença da Taviraverde na V Feira da Dieta Mediterrânica

· Livro de reclamações eletrónico

· Taviraverde marca presença na “22ª Feira de Caça, Pesca e do Mundo Rural” - 7 a 9 de julho

· Taviraverde promove um Encontro Técnico sobre Afluências Indevidas nas Redes de Saneamento - 19 de maio

· Dia Mundial do Ambiente 2016

· Selo de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos atribuído à TAVIRAVERDE em 2014

· Selo qualidade exemplar da água para consumo humano 2014 atribuído à Taviraverde

· Dia da Floresta Autóctone - 23 de novembro

· Acção de Limpeza na margem esquerda do rio Gilão no dia 01 de Novembro

· Comemorações do Dia Nacional da Água no passado dia 1 de Outubro

· 4º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água

· ERSAR atribui selo de qualidade exemplar da água para consumo humano à TAVIRAVERDE

· A Taviraverde convida todos os alunos do 1º ciclo do Concelho de Tavira a participar nas comemorações do Dia Nacional da Água 2013 no dia 1 de Outubro

· Visita dos vencedores do concurso “O meu Natal é Ecológico” ao Zoomarine

· Concurso “O meu Natal é Ecológico” - resultados e entrega dos prémios

· Concurso "O meu Natal é ecológico" (Dezembro 2012)

· Comemorações do Dia Nacional da Água - evento adiado (Outubro 2012)

· 17ª Feira de Caça, Pesca e do Mundo Rural (Julho 2012)

· Alerta aos consumidores para a marcação de falsas análises de água, com vista à venda de equipamentos de tratamento (Junho 2012)

· Aposta na Microgeração de Energia com resultados excelentes (Fevereiro 2012)

Taviraverde adopta medidas de melhoria da eficiência energética - 02.09.2010

A empresa é desde Fevereiro de 2009 microprodutora de energia solar, contando com 5 unidades de produção distintas, cada uma com mais de 20m2 de painéis solares e um painel solar térmico.

Produzimos em média 2100 Kw mensalmente, num total de 24000kw no ano de 2010. No ano corrente, contabilizamos já 17300kw produzidos até Agosto, o que indica que vai exceder a produção do ano anterior.

Toda esta energia é vendida à EDP, contribuindo para o reforço da produção nacional com base em energias exclusivamente renováveis!

Para além desta medida, também foi considerada a redução do consumo energético das instalações, através da adopção de lâmpadas de baixo consumo.

Esperamos que estas boas práticas sirvam de exemplo a outras empresas do concelho, para um futuro mais sustentável!

 

Taviraverde reduz a produção de resíduos de embalagem e outros nas suas instalações! - 02.09.2010

Na Taviraverde praticamente deixou de se utilizar copos de plástico para beber água ou café, passando os funcionários e visitantes a ter disponíveis copos e chávenas de vidro. Com esta medida, reduziu-se drasticamente a produção de resíduos de plástico na empresa!

Também a redução da produção de pilhas usadas está a ser equacionada, estando em curso a substituição gradual das pilhas tradicionais por pilhas recarregáveis, em todos os equipamentos existentes.

Não foi esquecida a adopção de programas de reutilização de papel usado, com a redução substancial do consumo de papel. Para além disso, damos preferência sempre ao papel reciclado e mais amigo do ambiente.

Para além disso, adoptámos desde sempre a separação de recicláveis e outros resíduos produzidos internamente, como sejam:

- papel e cartão

- embalagens de plástico e de metal

- embalagens de vidro

- pilhas

- toners e tinteiros usados (em protocolo com a AMI)

- REEE – resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos

- resíduos perigosos (embalagens contaminadas, fitossanitários, óleos usados, baterias, etc)

Esperamos que estas boas práticas sirvam de exemplo a outras empresas do concelho, para um futuro mais sustentável!

 

Taviraverde utiliza em exclusivo água da torneira nas suas instalações! - 02.09.2010

A A água que produzimos é segura!

Exemplo desta confiança na nossa água, é que em todas as instalações da empresa se consome apenas água da torneira e não água engarrafada. Foram disponibilizados pequenos bebedouros ligados à rede pública, para utilização pelos nossos funcionários e visitantes.

Esta medida permite uma redução substancial de resíduos de plástico, com os benefícios óbvios ao ambiente e, claro, uma substancial redução de custos.

Permite também uma maior consciência para o problema da utilização sustentável dos recursos naturais!

Faça o mesmo, consuma água da torneira!


 

Taviraverde assinada Dia Mundial do Ambiente – WED – 5 Junho 2011 - 07.06.2010

A TaviraVerde assinalou o Dia Mundial do Ambiente, com actividades na Escola D. Manuel I em Tavira!

Foi feita uma pequena palestra relativa ao tema “O ciclo urbano da água e o seu uso eficiente”, que contou também com a presença das Águas do Algarve.

Esta iniciativa contou com a participação de cerca de 60 alunos do 5º ano, que tiveram ainda oportunidade de assistir a uma demonstração prática de uma campanha de inspecção vídeo de colectores de saneamento nas instalações da escola.

Esta actividade integrou as comemorações do World Environment Day (WEB), celebrado nesta data em todo o mundo, e que neste ano conta com o tema "Florestas: a Natureza a seu Serviço"!

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) elegeu pela primeira vez a Índia, uma das economias que mais investe em crescimento verde, como a anfitriã do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2011. O tema deste ano ressalta a conexão intrínseca entre qualidade de vida e saúde dos ecossistemas florestais, e abrange, também, o Ano Internacional das Florestas da ONU.

O que é o WED?

A comemoração do WED começou em 1972 e cresceu com o passar dos anos, a ponto de se tornar o principal evento em que a ONU estimula a sensibilização mundial pelo meio ambiente e incentiva atenção e acções políticas.

Por meio do WED, O Programa da ONU para o Meio Ambiente personaliza questões ambientais e possibilita a cada um perceber não somente sua responsabilidade, mas também o poder de se tornar um agente para a mudança, apoiando uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.

O WED é também um dia em que as pessoas de todos os cantos do mundo se unem para garantir um mundo mais limpo e verde para si e para as gerações futuras.

Todos precisamos de iniciativas assim, e o WED depende de você para fazer tudo isso acontecer! Por isso, nós o convidamos para agir: organize um mutirão de limpeza em sua vizinhança, pare de usar sacolas plásticas e incentive sua comunidade a fazer o mesmo, plante uma árvore ou, melhora ainda, organize um mutirão para plantar várias árvores, ande a pé ou de bicicleta para o trabalho ou incentive a coleta seletiva de lixo em seu bairro... as possibilidades são infinitas!

… mais em http://www.unep.org/portuguese/wed/celebrate/


Veja as fotos do evento

 

 

Taviraverde assinada Dia Nacional da Água na Escola D. Paio Peres Correia (01 de Outubro) - 28.09.2010

No próximo dia 1 de Outubro (sexta-feira), a TaviraVerde celebra o Dia Nacional da Água, com actividades na Escola D. Paio Peres Correia em Tavira, onde são esperados cerca de 70 alunos do 5º e 6º ano.

Será feita uma pequena palestra relativa ao tema “O ciclo urbano da água e o seu uso eficiente”, que conta também com a presença das Águas do Algarve.

Em simultâneo, é possível ainda visitar a exposição Água Gotas de Vida nas instalações da escola.

Pretende-se com esta iniciativa incutir nos mais jovens conhecimentos sobre a importância ecológica, social e económica deste recurso precioso – a Água!

 

 

Dia 22 de Setembro - Dia Europeu sem carros! - 21.09.2010

Entre as várias actividades, irá ser realizada uma acção de sensibilização ambiental sobre Energia e Alterações Climáticas.

Esta acção promovida pela Câmara Municipal de Tavira irá realizar-se na Biblioteca Municipal pelas 16h e é dirigida à população geral. Participe!

Inscrições e mais informações: 281 320 567 ou tconceicao@cm-tavira.pt

 

Município de Tavira desenvolve projecto inovador na área da preservação de florestas - 03.09.2010

A preservação do ecossistema agro-florestal e o seu desenvolvimento sustentável salvaguardando os recursos naturais é um objectivo estratégico para o Município de Tavira.

Face a tal esta autarquia está promover um projecto denominado por EEFOREST, co-financiado pelo programa LIFE+ Informação e Comunicação, instrumento financeiro europeu para o ambiente.

O projecto pretende avaliar a eficiência e eficácia das campanhas de sensibilização florestal, salvaguardando o património e optimizando custos na elaboração de futuras campanhas de sensibilização.

Conheça o projecto no website http://eeforest.org/eeforest/ e subscreva da sua newsletter.

 

Peddy Paper Familiar - 04.08.2010

Clique aqui para ver o cartaz.

 

Relatora da ONU defende promoção da água da torneira em Portugal - 15.07.2010

A relatora especial da ONU para a água defende a realização de uma “mega-campanha” para lembrar aos portugueses que a água da torneira tem muito boa qualidade e é mais amiga do ambiente do que a engarrafada.

Por ocasião do Dia Nacional da Água, que hoje se assinala, a portuguesa Catarina Albuquerque disse à agência Lusa que defende a instalação de bebedouros públicos para diminuir o consumo de água engarrafada e apelou a uma sensibilização da restauração para oferecer nas mesas jarros de água.

“É preciso promover o consumo de água da torneira, em detrimento da engarrafada que [devido à embalagem] é prejudicial ao ambiente”, afirmou Catarina Albuquerque, relatora especial das Naçoes Unidas (ONU) para o direito à água, desde Setembro do ano passado.

Na sua opinião, deveria também ser posta em marcha uma “mega-campanha do Governo” para promover a água da torneira. A relatora considera ainda que Portugal devia ter uma estratégia municipal na área da água, que identificasse a origem de desperdícios e promovesse a poupança de um bem “tão escasso e precioso”.

 

Taviraverde assinada Dia Mundial da Criança (1 Junho) e Dia Mundial do Ambiente (5 Junho) – teatro e jogos para os mais novos! - 27.05.2010

Nos dias 31 de Maio e 01 de Junho, Tavira celebra o Dia Mundial da Criança (1 de Junho) e o Dia Mundial do Ambiente (5 Junho), com actividades no Cine-Teatro António Pinheiro e no campo de jogos do Ginásio Clube de Tavira.

“Venceslau: Um Conto Ambiental” é apresentado, no dia 31 de Maio, no Cine-Teatro António Pinheiro, pelas 10h e pelas 14h, a cerca de 550 alunos do ensino pré-escolar público e privado.

No dia 01 de Junho, Dia Mundial da Criança, o campo de jogos do Ginásio Clube de Tavira acolhe, a partir das 09h30, diversas acções desportivas e ambientais, as quais contam com a participação dos vários estabelecimentos de ensino do concelho, clubes desportivos, CMT e claro, com a Taviraverde!

Para mais informações contacte a Divisão de Ambiente e Energia pelo 281 320 567 ou consulte o site http://www.cm-tavira.pt/cmt/index.php?name=News&file=article&sid=1313.

 

Prémios APDA – Ensino Superior 2010 - 24.05.2010

Com o objectivo de distinguir trabalhos académicos inovadores, relacionados com a temática das águas, nomeadamente nas vertentes de distribuição de água para consumo humano e de drenagem de águas residuais, a APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas decidiu instituir os “PRÉMIOS APDA - ENSINO SUPERIOR 2010”, nas áreas de Engenharia e Economia e Gestão. Ao melhor dos trabalhos premiados será também atribuído o Prémio “Grande Vencedor”.

Estes PRÉMIOS têm por objectivo distinguir trabalhos académicos inéditos, de carácter inovador, relacionados com o sector de distribuição de água e de drenagem de águas residuais, nas áreas temáticas referidas, podendo, caso esteja interessado, consultar o Regulamento do Prémio e obter a respectiva Ficha de Candidatura no site da APDA www.apda.pt.

Prazo para inscrição: 15 de Outubro. Participe!

 

Taviraverde assinada Dia Mundial da Biodiversidade – 22 Maio – Pego do Inferno - 24.05.2010

No dia 22 de Maio, entre as 09h30 e as 12h00, Tavira assinala o Dia Mundial da Biodiversidade, com actividades no Pego do Inferno.

O termo biodiversidade diz respeito à multiplicidade de vida na Terra, incluindo a variedade genética no seio das populações e espécies, bem como as funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas.

Do programa consta o seguinte:

Passeios Pedestres

  • Percurso ambiental pedestre

  • Conhecer as aves do Pego do Inferno

  • A Viagem Geológica

  • “A vida de um réptil”

  • “Plantas e plantinhas”
     

Actividades de educação ambiental

  • 09h30 - 10h45: A vida de um insecto

  • 11h00 - 12h00: Pinturas da Natureza

  • Fun-ga-gá da bicharada

  • A natureza nas nossas mãos

  • História “Henriqueta, a tartaruga de Darwin”

  • À (des) coberta

  • Vem conhecer a Floresta

  • O Jogo da Biodiversidade

  • 12h00: Libertação de uma Águia Cobreira

Veja os detalhes destas actividades no programa anexo.

Para mais informações contacte a Divisão de Ambiente e Energia pelo 281 320 567 ou consulte o site http://www.cm-tavira.pt/cmt/index.php?name=News&file=article&sid=1304.

 

TaviraVerde assinala Dia Mundial da Água (22 de Março) - 18.03.2010

No próximo dia 22 de Março (segunda-feira), no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, e do Dia Mundial da Floresta, o Município de Tavira, em parceria com a TaviraVerde e outras entidades, irá levar a cabo a V Edição “Viver a Floresta”, com um conjunto de actividades de sensibilização ambiental, no Perímetro Florestal da Conceição de Tavira.

São esperados cerca de 850 alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico do concelho, para participar em actividades, onde de uma forma lúdico-pedagógica, serão abordadas temáticas como a poluição da água, a problemática do seu consumo abusivo, a necessidade de preservar a Floresta e o flagelo dos fogos florestais.

Vão haver vários jogos dedicados a estes temas, incluindo a plantação de árvores. A Taviraverde vai oferecer brindes a todos os participantes!

Pretende-se com esta iniciativa incutir nos mais jovens conhecimentos sobre a importância ecológica, social e económica destes dois recursos preciosos – Água e Floresta – e contribuir assim para a formação de uma “cidadania ecológica”.

Mais informações em http://www.cm-tavira.pt/cmt/index.php?name=News&file=article&sid=1228

 

LIMPAR PORTUGAL – Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa? (20 Março) - 18.03.2010

NO DIA 20 DE MARÇO, SÁBADO, VAMOS TODOS LIMPAR PORTUGAL!

A Taviraverde vai participar nesta importante iniciativa, organizada pelo Município de Tavira. Limpar Portugal é um movimento cívico que pretende, através da participação voluntária de pessoas particulares e de entidades privadas e públicas, identificar lixeiras e remover todo esse lixo depositado indevidamente.

No concelho de Tavira serão alvo de intervenção a zona ribeirinha da freguesia de Cabanas de Tavira, junto ao forte S. João da Barra, a margem esquerda do rio Gilão, na freguesia da Luz de Tavira, a marginal da Torre d’Aires, em Santa Luzia, da praia da Terra Estreita até à praia do Barril, e na Atalaia.

- Margens do Rio Gilão
Local de encontro: 9 horas » junto à Ponte dos Descobrimentos (a seguir ao Pingo Doce)

- Cabanas: ilha e marginal (junto ao forte de S. João da Barra) até à praia do Lacém
Local de encontro: 8h30 » frente à Junta de Freguesia

- Luz de Tavira: marginal da Torre D’Aires
Local de encontro: 9 horas » junto ao restaurante “O Fialho”

- Santa Luzia: Praia da Terra Estreita até ao Barril
Local de encontro: 9 horas » junto à rampa dos pescadores

- Atalaia: terreno existente no lado esquerdo
Local de encontro: 9 horas » esta intervenção será feita apenas com a retro escavadora e funcionários da Junta de Freguesia

Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar a Divisão de Ambiente e Energia da Câmara Municipal de Tavira pelo 281 320 500 (ext. 267) ou tconceicao@cm-tavira.pt. OU SIMPLESMENTE APAREÇA NOS LOCAIS DE ENCONTRO À HORA COMBINADA!

Para mais informações consulte http://www.limparportugal.org e http://www.cm-tavira.pt/cmt/index.php?name=News&file=article&sid=1218

PARTICIPE! VAMOS TODOS LIMPAR PORTUGAL!

 

11º Concurso Internacional de Desenhos Infantis sobre o Ambiente – veja como participar - 01.03.2010

Está a decorrer o 11º Concurso Internacional de Desenhos Infantis sobre o Ambiente, promovido pela JQA – The Japan Quality Assurance Organization e pela IQNet – The International Certification Network, com o apoio da UNICEF, com o objectivo de sensibilizar as crianças e jovens em todo o Planeta para a questões ambientais e de sustentabilidade.

Esta iniciativa é organizada em Portugal pela APCER – Associação Portuguesa de Certificação, representada na rede IQNet, que se junta novamente a esta iniciativa, promovendo, paralelamente ao concurso internacional, o 2º Concurso Nacional de Desenhos Infantis sobre o Ambiente.

A TaviraVerde E.M., também incluída na rede IQNet, junta-se assim a esta iniciativa, divulgando o evento.

Vamos incentivar as nossas crianças a participar nesta concurso, manifestando a sua preocupação com a preservação do nosso planeta, e expressando a sua criatividade através da elaboração de desenhos subordinados ao tema “Dádivas da Natureza” (ver folheto).

Mais informações em www.apcer.pt.

 

Qualidade da água na torneira do consumidor - 08.02.2010

Esclarecimentos sobre a utilização de filtros nas torneiras domésticas (parecer técnico da APDA)

 

Contentorização Enterrada - 03.09.2009

Foi implementado o sistema de detecção do nível de enchimento dos contentores enterrados de RSU. Este novo sistema permitirá a optimização dos circuitos de recolha e também uma melhor reestruturação dos meios envolvidos, com a possibilidade inclusivamente da criação de novos serviços, sempre na perspectiva da melhoria da qualidade do serviço prestado e da qualidade de vida dos nossos clientes.

 

 

 

 

Água engarrafada – É necessário? - 03.09.2009

Para reflectir…

Clique aqui.

 

Tavira – Cidade Limpa 2008 - 04.11.2008

Tavira foi galardoada com o 1º Prémio do Concurso Nacional de Gestão de Resíduos Urbanos – Cidades Limpas, promovido pelo APSB, no grupo referente a municípios com população entre 20.000 a 30.000 habitantes.

A entrega deste prémio foi presidida pelo Sr. Ministro do Ambiente, no XIII Encontro de Saneamento Básico realizado na Covilhã no dia 14 de Outubro de 2008.

Clique aqui para aceder à notícia publicada no Jornal do Algarve, no dia 16.10.2008.

 

Qualidade da água fornecida à localidade de Cachopo - 23.06.2008

No passado mês de Abril foi instalado um sistema de tratamento de água, adequado à remoção do Ferro e Manganês presentes na água captada e que têm sido os responsáveis pelos episódios de turvação da água nas redes de abastecimento na localidade de Cachopo.

Apesar dos nossos esforços para acelerar este processo, devido à necessidade de demolição do anterior reservatório e construção do actual, só agora foi possível a instalação deste sistema de tratamento.

A partir de agora, no entanto, não voltará a haver problemas de turvação nas redes de abastecimento, podendo os habitantes desta localidade usufruir de uma água de qualidade e aspecto irrepreensíveis.

Agradecemos a compreensão que todos demonstraram no decorrer deste processo e salientamos o nosso compromisso em servi-los cada vez melhor.

A Administração

 

Comemoração do Dia do Ambiente - 05.06.2008

Visite a Exposição Água Gotas de Vida, e a exposição Só é Lixo Se Quiseres, de 5 a 8 de Junho no Mercado da Ribeira em Tavira! (colaboração TaviraVerde, Câmara Municipal de Tavira, ALGAR e Centro de Ciência Viva de Tavira)

Exposição Água – Gotas de Vida

    

    

    

 

Água engarrafada substitui a da torneira - 09.01.2008

Três quartos dos portugueses consomem água engarrafada, embora a da rede tenha boa qualidade para consumo. Um fenómeno social em expansão, que também se verifica noutros países, e que não reflecte a evolução da qualidade de água, com melhorias consistentes nos últimos anos. É o ambiente que sofre com esta opção. Milhares de toneladas de plástico são consumidas para produzir embalagens e muitas emissões CO2 para a atmosfera são feitas durante o transporte da água.

A conclusão é de um estudo do Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR), divulgado ontem, que demonstra que o uso da água engarrafada para uso alimentar está generalizado em três quartos da população. Na mesma sondagem, 15% das pessoas afirmam comprar sempre água engarrafada; 59% reconhecem fazê-lo algumas vezes, ou seja, alternando o recurso à torneira com a garrafa. Só 25% respondem não à pergunta: "Costuma comprar água engarrafada?"

Esta conclusão vai ao encontro de outras já reveladas por estudos anteriores e pode ter várias interpretações. Em 2007, um estudo da Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente mostrou que cerca de 40% dos portugueses recorriam à água engarrafada por não confiarem na que circula nas redes públicas de abastecimento. Uma percepção que não corresponde à realidade e que sai bem mais cara.

O IRAR considera que esta explicação não pode ser aplicada a todas as pessoas que no estudo agora conhecido afirmaram consumir água de garrafa, até porque os inquiridos podem dizer comprá-la no supermercado e, em casa, consumi-la, simultaneamente, com a que vem da rede. "Há o desejo de consumir um produto diferenciado, como é o caso da água engarrafada de nascente ou da água com gás, que, não sendo necessariamente de melhor qualidade, tem sabor e imagem distintivas", afirma o IRAR. Além disso, acrescenta, "a pressão do marketing relativamente ao produto água engarrafada também contribui naturalmente para estimular o seu consumo". Os dados da indústria provam que este é um bem em expansão.

É no Algarve e Alentejo que mais pessoas usam água de garrafa, o que poderia reflectir uma pior percepção da qualidade da água de abastecimento público". No entanto, é no interior norte do País e em sistemas de abastecimento de menor dimensão, e não no Sul, que a qualidade baixa.

Impactos no ambiente

Os defensores do ambiente estão preocupados com esta opção e apelam ao consumo da rede. As vozes de protesto contra a água da garrafa surgem das organizações não governamentais e circulam na Net. Hélder Spínola, presidente da Quercus, fala ao DN do enorme impacto na produção de resíduos de embalagens, muitas não encaminhadas para reciclagem. "Além disso, o transporte deste bem contribui bastante para a emissão de CO2 e para as alterações climáticas." Para a Quercus, não há razões para tanta desconfiança, pois, "tirando casos pontuais, na generalidade a água para consumo humano tem boa qualidade". Os ambientalistas deixam a dica: "Ponha a água da torneira no frigorífico e verá que o sabor a cloro desaparece."

Fonte: Diário de Notícias, 09-01-2008

 

 

 
 
© 2007 Taviraverde - Empresa Municipal de Ambiente, E.M. - Todos os direitos reservados.
Design IP Quatro - Desenvolvimento ADJ 3 Sistemas, Lda.