Dia mundial do ambiente pela Biodiversidade de espécies

Hoje, dia 5 de junho de 2020, celebra-se o dia mundial do ambiente que se foca na biodiversidade.

Todos os anos desde 1974, no dia 5 de junho cerca de 150 países celebram o Dia Mundial do Ambiente para “promover a consciência e ação ambiental a nível mundial”, explica a ONU.

Neste momento existem um milhão de espécies de plantas e de animais em perigo de extinção em todo o mundo, nunca foi tão importante a reação para a proteção da biodiversidade de espécies.

A continuação de existência dessas espécies depende maioritariamente das atitudes do ser humano, ou seja, a forma como o ser humano coabita com a natureza, os recursos naturais que usa e como utiliza. O ser humano ao longo dos anos deixou de utilizar a natureza como forma de sobreviver para exceder o uso da natureza em futilidades e cada vez se torna um ser mais egoísta e consumista, fazendo com que alguns recursos naturais se escasseiem. Exemplo disso é a duração de equipamentos elétricos, vestuário, calçado entre outros que são feitos para durar cada vez menos, sendo necessário a compra de novos. Preferiu-se a utilização de matérias sintéticos ao uso de materiais naturais.

A falta de civismo do ser vivo também tem levado à diminuição da biodiversidade, incêndios consecutivamente todos os anos, que consumem quilómetros de florestas de plantas autóctones e animais que lá habitam. As toneladas de resíduos que vão parar aos oceanos que matam milhares de seres vivos.

Para diminuir a extinção de espécies há que rever o nosso modo de vida e hábitos, procurar viver de uma forma mais sustentável, ecológica e consciente, como por exemplo, usar a política dos 8 R’s da sustentabilidade, Refletir, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar, Reparar, Responsabilizar-se e Repassar.

Refletir – Antes de comprar, pensar se o que se vai comprar é realmente necessário e pensar no impacte para o ambiente que pode causar essa compra.

Reduzir – Olhar para o dia-a-dia e verificar onde se pode reduzir, por exemplo reduzir na compra de legumes e frutas embalados.

Reutilizar – Há objetos em casa que podem ser reutilizados, como um frasco de vidro de café ser utilizado para colocar compota.

Reciclar – Colocar os seus resíduos nas linhas de triagens corretas, ecoponto amarelo (embalagens e metal), ecoponto verde (vidro), ecoponto azul (papel e papelão), pilhão, oleão, ponto de entrega de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos).

Respeitar – Olhar á volta e ter atos que respeitem a natureza.

Reparar – Quando tiver uma avaria num equipamento, primeiro tente reparar e só depois comprar um novo.

Responsabilizar-se – Ter consciência dos seus atos e ser responsável pelos mesmos.

Repassar – Partilhe o seu conhecimento sobre o ambiente e formas de o proteger aos seus familiares, amigos e conhecidos.

O ser humano sem a Natureza não sobrevive, já a Natureza sobrevive muito melhor sem o ser humano.

 

 
 
© 2007 Taviraverde - Empresa Municipal de Ambiente, E.M. - Todos os direitos reservados.
Design IP Quatro - Desenvolvimento ADJ 3 Sistemas, Lda.