A Taviraverde celebra o Dia Nacional da Água – 1 de Outubro

Celebra-se, no dia 1 de outubro, o dia Nacional da água. O dia foi criado para refletir sobre a enorme importância que este recurso tem nas nossas vidas e como podemos preservá-lo.

A ONU redigiu um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". O texto merece profunda reflexão e divulgação por todos nós, demonstrando assim a importância que a mesma deve ter na Sociedade:

“A água faz parte do património do planeta terra. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimónia. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, a sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis. A água não é somente herança dos nossos antepassados; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. A sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras” Fonte: ONU (Organização das Nações Unidas).

Sabia que, apesar de 75% da superfície do planeta Terra estar coberta de água, apenas 3% são de água doce? E que do total da água doce presente, apenas um terço desse valor pode ser utilizado para consumo humano, uma vez que o restante se encontra concentrado sob a forma de gelo e em lençóis freáticos profundos? Não é nada difícil perceber o motivo por que se torna tão importante poupar água!

Faça você próprio a diferença, todos os dias, quando usa água em casa, no trabalho ou na escola. Pequenos gestos tais como o manter em bom estado as canalizações, torneiras, autoclismos e máquinas de lavar, utilizar dispositivos redutores de caudal, fechar a torneira sempre que não se necessitar da água, não lavar a loiça em água corrente e informar a Taviraverde sempre que se deparar com fugas de água na via pública, são boas práticas a adotar para um uso eficiente deste recurso.

A participação de todos nós na gestão deste bem precioso e cada vez mais escasso é FUNDAMENTAL!

 

 

<<< Voltar à página inicial

 
 
© 2007 Taviraverde - Empresa Municipal de Ambiente, E.M. - Todos os direitos reservados.
Design IP Quatro - Desenvolvimento ADJ 3 Sistemas, Lda.