Dia Mundial do Ambiente 2016

O Dia Mundial do Ambiente, criado em 1972 pela ONU, pretende inspirar cada vez mais pessoas a assumirem uma posição proactiva em relação aos diversos problemas ambientais existentes. O tema para 2016 –“Go Wild for Life” - está relacionado com a luta contra o comércio ilegal de animais selvagens, tendo como compromisso o de alertar as populações, desafiando-as a espalhar a palavra sobre esta problemática e os seus efeitos.

O comércio ilegal de animais selvagens provoca perdas irreversíveis ao nível da biodiversidade, ameaçando a sobrevivência de elefantes, rinocerontes, tigres, gorilas, tartarugas marinhas, assim como muitas outras espécies de animais ou plantas. Para além disso, provoca também o enfraquecimento da economia, comunidade e segurança.

Esta temática abrange espécies que estejam em risco tanto ao nível global, bem como ao nível local. Tendo em consideração este tema do Dia Mundial do Ambiente, bem como a necessidade de criação de uma mascote, a Taviraverde, após um estudo sobre a história, fauna e flora de Tavira, elegeu a lontra para representar a empresa.

A lontra é um dos mais interessantes e ameaçados mamíferos da fauna europeia, sendo também um dos animais mais brincalhões! Os principais fatores de ameaça desta espécie são a deterioração do seu habitat, a caça ilegal, a perturbação pelo homem e a mortalidade acidental (como afogamentos em redes de pesca).

A Taviraverde irá participar no dia 9 de Junho nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, com atividades sobre o ambiente e a importância da proteção da vida selvagem. As atividades serão realizadas na Mata da Conceição (Conceição de Tavira), da 9h às 13h, e são dirigidas principalmente aos alunos do 1º ciclo do ensino básico.

Contamos com a tua presença!


… mais sobre o dia mundial do ambiente em http://web.unep.org/wed/

<<< Voltar à página inicial

 
 
© 2007 Taviraverde - Empresa Municipal de Ambiente, E.M. - Todos os direitos reservados.
Design IP Quatro - Desenvolvimento ADJ 3 Sistemas, Lda.