4º Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água

No âmbito do projeto Voluntariado Ambiental para a Água a Agência Portuguesa do Ambiente I.P. (APA IP) em colaboração com vários parceiros, promove nos dias 15 e 16 de novembro em Tavira, o “4º ENCONTRO REGIONAL DE VOLUNTARIADO AMBIENTAL PARA A ÁGUA”.
Ao desenvolver esta iniciativa a APA IP pretende estimular a população do Algarve para a cidadania ativa, criando condições para que possa contribuir para a gestão participada da água na Região Hidrográfica do Algarve e para a implementação da Diretiva Quadro da Água.

No primeiro dia do Encontro realiza-se o Seminário intitulado “A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE” no qual se pretende refletir sobre os principais desafios da participação da sociedade nos processos de tomada de decisão, nas contribuições dos vários setores da sociedade para atingir a sustentabilidade e, neste contexto, no maior entendimento dos problemas ambientais.

Neste dia, a Taviraverde irá estar presente com uma exposição temática e diversos materiais de divulgação alusivos à água.

À semelhança dos anos anteriores no segundo dia do evento, promovem-se várias saídas de campo com especialistas das áreas da conservação dos ecossistemas de água doce e costeiros permitindo aos participantes, técnicos, docentes e outros agentes de educação para a sustentabilidade, aprofundar os seus conhecimentos científicos e o contacto direto com os ecossistemas em estudo e com as metodologias utilizadas no projeto.

Destinatários: Docentes do ensino básico e secundário de qualquer grupo, técnicos da administração pública regional e local, associações empresariais, profissionais, culturais e recreativas, associações de defesa do ambiente, comunicação social, empresas e todos os que quiserem participar.

Acerca do Projeto: O Projecto Voluntariado Ambiental para a Água desenvolvido desde 2009 pela Agência Portuguesa do Ambiente IP (ex-Administração da Região Hidrográfica do Algarve IP), em parceria com as Escolas do Algarve, a Direcção Regional de Educação do Algarve, os Centros de Formação de Associações de Escolas do Algarve, as Universidades do Algarve e de Évora, entre outras entidades, tem como principal objectivo contribuir para a gestão participada da água na Região Hidrográfica do Algarve, através da implementação de uma rede de monitorização voluntária dos Recursos Hídricos do Algarve, desenvolvida pela sociedade civil em contexto formal (escola) e informal (instituições, ONGs, cidadãos).

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deve ser formalizada até 8 de Novembro de 2013 para o e-mail: paula.vaz@apambiente.pt (tel 289 889 000).

Para mais informações consulte o site do Voluntariado Ambiental para a Água, em: www.voluntariadoambientalagua.com e os seguintes documentos:

 

 

<<< Voltar à página inicial

 
 
© 2007 Taviraverde - Empresa Municipal de Ambiente, E.M. - Todos os direitos reservados.
Design IP Quatro - Desenvolvimento ADJ 3 Sistemas, Lda.