Fluxos Especiais

RECICLÁVEIS:

Os resíduos recolhidos da separação selectiva feita em ecopontos, são da responsabilidade da ALGAR, desde a colocação dos ecopontos, à recolha e respectivo encaminhamento dos recicláveis. É a ALGAR que os encaminha para triagem (existem 2 Estações de Triagem na região) e depois para os diferentes operadores que fazem a transformação do “velho” em “novo”.

É a ALGAR que os encaminha para triagem (existem 2 Estações de Triagem na região) e depois para os diferentes operadores que fazem a transformação do “velho” em “novo”.

É através da deposição selectiva dos resíduos nos ecopontos que podemos contribuir para a reciclagem e para a valorização dos resíduos que produzimos, diminuindo desta forma as quantidades depositadas em Aterro e minimizando os desperdícios de Energia, Matérias-primas e Recursos Naturais. Os ecopontos são constituídos por três contentores para a deposição dos resíduos de embalagem, sendo que cada um se encontra associado a uma cor:

Os ecopontos são constituídos por 3 contentores para a deposição dos resíduos de embalagem e 1 contentor para pilhas usadas, sendo que cada um se encontra associado a uma cor:

Vidro – contentor verde
Papel / Cartão – contentor azul
Plástico e Metal – contentor amarelo
Pilhas – contentor vermelho

Descubra o que pode separar em cada um dos ecopontos, bem como os locais onde os pode encontrar no concelho de Tavira, através do site da ALGAR!
 

CIRCUITO GRATUITO AMBILINHA:

A AMBILINHA dedica um serviço exclusivo a comerciantes e a grandes produtores, para recolha porta a porta de resíduos de embalagem (vidro, papel/cartão e plástico/metal), totalmente gratuito!

Para agendamento e informações por favor contactar AMBILINHA, pelo nº grátis 800 300 289 ou através do site da ALGAR.

 

ÓLEOS ALIMENTARES USADOS:

Brevemente a Algar irá disponibilizar este serviço, através de uma rede de Oleões espalhados por todo o concelho, junto aos ecopontos já existentes.

Entretanto, já é possível dar um destino adequado aos seus óleos alimentares usados, pois a Câmara Municipal de Tavira distribuiu alguns Oleões pelo concelho. Para saber qual a sua localização, contactar a CMT.

CONSUMÍVEIS INFORMÁTICOS E TELEMÓVEIS:

A reciclagem de tinteiros, toners e telemóveis permite poupar recursos naturais essenciais ao seu fabrico (5 litros de petróleo por cada tinteiro ou toner), ao mesmo tempo que evita a deposição em aterro destes equipamentos, cujos resíduos são prejudiciais para o ambiente.

Dê um destino adequado aos seus consumíveis informáticos (tinteiros e toners) e telemóveis (avariados ou em desuso) e contribua para uma boa causa!

Particulares: A Taviraverde tem um protocolo com a AMI para recolha destes resíduos. Pode depositá-los nas caixas de recolha especiais existentes nas instalações da TaviraVerde (loja de atendimento, serviços técnicos ou nos escritórios da ETAR de Tavira).

Empresas, organizações, escolas e estabelecimentos comerciais: Empresas, organizações, escolas e estabelecimentos comerciais que desejem participar, poderão receber contentores de recolha nas suas instalações, sendo todo o processo assegurado gratuitamente por uma empresa autorizada para a gestão destes resíduos. Para tal, basta contactar a AMI através do número de telefone 218362100 ou do email reciclagem@ami.org.pt.

Mais informações em http://www.ami.org.pt/.
 


RESÍDUOS ESPECIAIS:


A Taviraverde não efectua a recolha de resíduos da categoria de Resíduos Sólidos Especiais – resíduos industriais, resíduos hospitalares e resíduos perigosos.

Para mais informações sobre os operadores de resíduos especiais licenciados, consulte a página da Agência do Ambiente em http://www.apambiente.pt

Pode ainda consultar os seguintes operadores específicos de determinados fluxos:

Sociedade Ponto Verde – Fluxo de Embalagens e Resíduos de Embalagens
Ecopilhas – Fluxo de Pilhas e Baterias
Valorcar – Fluxo de Veículos em Fim de Vida
Sogilub – Fluxo de Óleos Lubrificantes Usados
Valorpneu – Fluxo de Pneus Usados
Amb3E – Fluxo de Resíduos de Equipamento Eléctrico e Electrónico

Dê o destino adequado aos resíduos especiais, não os deposite no contentor de RSU!

 

 
 
© 2007 Taviraverde - Empresa Municipal de Ambiente, E.M. - Todos os direitos reservados.
Design IP Quatro - Desenvolvimento ADJ 3 Sistemas, Lda.